James é um sujeito tÃmido, metódico, educado, honesto e bonzinho. Porém, quando fica bravo ele se transforma em um mexicano estereotipado psicótico chamado Jamolambo, que é acompanhado por uma onda de caracterização de ambiente mexicana. A irritação e o Jamolambo só deixam de se apoderar do gentil James após tudo ter sido resolvido na base do tiroteio.
El Jamolambo foi o primeiro curta metragem de ação da Ramastef. Inicialmente escrito entre abril e maio de 2012 o projeto fazia parte de um conjunto de roteiros feitos naquela época a fim de se selecionar o mais viável para a produção e executa-lo. Com outros projetos e trabalhos que surgiram naquele ano, esse acabou sendo deixado em stand-by a retomado no ano seguinte.
A pré-produção (seleção de elenco, locações, figurino, etc) iniciou-se em junho de 2013, precisou parar devido a agenda de alguns dos envolvidos, e foi retomada em outubro.
A produção (gravação) em si começou dia 2 de novembro. Foram 6 dias de gravação, porém não seguidos, em geral foi 1 gravação por mês (exceto janeiro de 2014) e 2 dias em março. Essa etapa se concluiu num sábado, dia 26 de abril de 2014. Todas as gravações aconteceram em Sorocaba e os profissionais e artistas envolvidos eram residentes em Sorocaba e Votorantim.
Logo na semana que se seguiu o projeto entrou na etapa de pós produção (edição e efeitos digitais) que, por se tratar de um filme com elementos de fantasia, exigiu muitos efeitos especiais e acabou se prolongando por mais de um mês, concluindo-se dia 15 de junho de 2014.
No passado James Lambervick teve seu avô assassinado por um pistoleiro. Ele começou a frequentar uma cigana que fazia a ligação entre ele e o mundo espiritual, ela encarnava seu avô que lhe dava bons conselhos. Um dia a cigana estava bêbada e fez o ritual errado, o espÃrito do assassino de seu avô encarnou nele e não saiu mais, agora toda vez que fica irritado é tomado pelo espÃrito e passa a se chamar El Jamolambo, que é um homem violento e impetuoso.
James está em sua residência fazendo sua rotina, senta e toma café da manhã, vai para a sala, pega um desenho e pensa "esse jardim vai ficar lindo". De repente a energia acaba, ele vai ver o que aconteceu e vê que a chave geral foi desligada. Descobre que foi o vizinho quem desligou, ele diz que está fazendo um concerto. James pergunta se da próxima vez ele não poderia avisar com antecedência os vizinhos antes de fazer isso e ele responde que não pode. El Jamolambo toma conta de seu corpo, ele persegue seu vizinho e eles trocam tiros.  No final Jamolambo o acerta no ombro e o eletrocuta com seu próprio disjuntor.
James se acalma, volta ao normal sem saber o que aconteceu e vai para o trabalho de carro. No caminho vê um assalto e fica inconformado. Depois vê um sequestro e fica assustado. Vê um avião se chocando contra um prédio e fica abismado. Mas tudo isso sem se transformar em Jamolambo. Ao chegar no local de trabalho encontra seu amigo Pablo Gianico, que conta coisas horrÃveis que tem acontecido em sua vida, uma sucessão de desventuras, e a maior desavença dele sai pela porta. James fica olhando e reconforta o amigo dizendo "Vá com calma, você é uma boa pessoa, honesto e gentil, essa é só uma pedra no seu caminho, continue da forma como está agindo que logo esse cara vai ser desmascarado!"
Chega no trabalho, estaciona o carro e uma pomba caga na sua cabeça... ele olha para ela, é tomado pelo espirito, em seguida já aparece morta.
Ele entra no escritório encontra os amigos. Atende o telefone e pergunta "E como está o jardim?" o cara responde, "A gente está fazendo certinho!". James certifica-se de que esteja correto de verdade.
De noite volta para casa, toma banho, come, deita e dorme.
Acorda, é sábado, fica super entusiasmado por estar prestes a ver como ficou a obra do jardim. Sai sorridente, entra no carro e vai para a chácara.
Chegando lá cumprimenta cordialmente os jardineiros e pedreiros, conversa com eles e sai todo entusiasmado para ver o jardim. Chegando no jardim ele muda a expressão fica puto, é tomado por Jamolambo e vai para o bar. Chegando lá acaba com a festa, mata todos os jardineiros que estavam nesse momento dançando ao som de um a música folk. Volta para o jardim e faz a arrumação necessária para concertar o terrÃvel erro dos jardineiros: inverte a posição de 2 vasos leves que estavam invertidos.